21/06/2024 18:43
O Ministério do Trabalho e Emprego publicou a Portaria nº 991/2024, que disciplina procedimentos e critérios operacionais relativos ao pagamento do apoio financeiro, em 20/06, no Diário Oficial da União.
A iniciativa foi instituído com o objetivo de enfrentar a calamidade pública e as suas consequências sociais e econômicas, decorrentes de eventos climáticos no Rio Grande do Sul, destinado aos trabalhadores com vínculo formal de emprego.
O auxílio é destinado às empresas que atenderem aos critérios do governo federal, com pagamento também destinado aos estagiários e aprendizes, sendo efetuado diretamente ao empregado.
O pagamento do apoio financeiro será realizado ainda que o empregado, o estagiário, a empregada (o) doméstica (o) e o pescador (a) seja titular de benefícios assistenciais ou previdenciários ou de outro de qualquer natureza. Também será pago mesmo que possua outro vínculo trabalhista público ou privado.
Serão duas parcelas de R$ 1.412 cada, sendo a primeira delas paga em 8/07e a segunda, em 5/08. O pagamento do apoio financeiro à empregada e ao empregado doméstico será pago em lotes escalonados durante o mês de julho e a segunda parcela em 5/08.
O benefício é destinado a empregados formais, domésticos (as), estagiários, aprendizes, pescadores(as) e pescadores(as) profissionais artesanais. A elegibilidade ao apoio financeiro fica condicionada à localização em áreas efetivamente atingidas, conforme os critérios de delimitação georreferenciada da mesma Portaria.
Caberá à Dataprev providenciar a infraestrutura tecnológica e processar os registros dos cidadãos elegíveis e a Caixa Econômica Federal será responsável por efetivar os pagamentos das parcelas.
As Condições para recebimento do apoio financeiro são:
O empregador deverá considerar que o valor do apoio financeiro refere-se às folhas de pagamento dos meses de junho e julho de 2024.
Sendo informada a adesão e apresentada a declaração de redução do faturamento pelo empregador, os dados enviados serão analisados e o pagamento do apoio financeiro será permitido, se todas as informações estiverem corretas e as condições de elegibilidade forem atingidas.
Os dados dos empregados apresentados pelo empregador serão validados por meios das bases governamentais, sendo motivo de não habilitação ou suspensão do pagamento as seguintes situações:
O empregado poderá acompanhar a tramitação do processo de concessão do apoio financeiro pelo portal gov.br e pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, mediante cadastro e senha.
Prazo para que as empresas façam adesão ao programa
A adesão e a declaração de redução do faturamento e da capacidade de operação do estabelecimento, deverá ser realizada via Portal Emprega Brasil - Empregador, no endereço https://servicos.mte.gov.br/empregador/ entre às 00h00 do dia 20 de junho de 2024 e às 23h59 do dia 26 de junho de 2024.
Há algumas restrições:
Sem prejuízo das sanções penais e cíveis cabíveis, a prestação de qualquer informação falsa implicará ressarcimento à União do valor do Apoio Financeiro recebido.
Patrocinadores
Abigraf - RS
Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Rio Grande do Sul
Sede
Av. Pernambuco, 2623 - 5º andar - CEP 90240-005
Porto Alegre - RS
Atendimento na Fiergs
Av. Assis Brasil 8787 - bloco 3 - CEP 91140-001
Porto Alegre - RS
Fone (51) 3323.0303
Fax (51) 3346.1920
abigraf-rs@abigraf-rs.com.br
Desenvolvido por TUA Web Tecnologia