Semana da Mulher celebra as lideranças femininas gráficas

Notícias: Geral

08/03/2023 11:33

Ronise Morais
Ronise Morais

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8/03, e homenagear àquelas que movem a indústria gráfica, o Sindigraf-RS e a Abigraf-RS realizam a Semana da Mulher. A iniciativa conta, de 6 a 10/03, com conteúdos especiais nas mídias digitais das entidades, além de um evento inédito, que celebra as lideranças femininas do setor. 

Hoje, as mulheres atuam em diversos setores gráficos, desde o atendimento, vendas, produção e criação até cargos de gestão, sendo muitas vezes donas do próprio negócio. Um exemplo disso é a trajetória de Ronise Morais, sócia-proprietária da Gráfica Celer, de Dois Irmãos, que considera que “ser mulher é agir com comprometimento em tudo o que se faz, ser forte e amável ao mesmo tempo e fazer a diferença.”

Ela conta que a mãe, Terezinha Morais, trabalha na indústria gráfica há mais de 30 anos. “Iniciei a minha trajetória no final de 2004, trabalhando na mesma empresa. Tive a oportunidade de conhecer e aprender em vários setores: produção, administrativo e vendas (minha paixão). Em 2015, dei início à fase de empreendedora e, ao contrário do que muitos pensam, ter um negócio próprio exige o dobro de dedicação.

Por muito tempo consideradas o sexo-frágil, cada vez mais as mulheres vem conquistando seu espaço e mostrando a sua força. “Na Gráfica Celer somos 15, cada uma com suas características, trazendo um pouco de si para o nosso dia a dia e contribuindo para o todo.”

Outro exemplo de sucesso é o de Luciana Rosa de Souza, da Cartonaria, de Porto Alegre, que possui na equipe 6 mulheres. Para ela, as mulheres não devem se intimidar com a maioria masculina em grandes cargos. “Devem investir em sua profissionalização e capacidade gestora. O objetivo não é ser melhor que os homens e sim aperfeiçoar o seu desenvolvimento pessoal e demonstrar postura de liderança.” 

Quando nova, ela conta que fez um curso de cartonagem e passou a dar aulas no atelier de arte da mãe, Angela Rosa de Souza: “Após um tempo, alteramos o foco da empresa para a produção de acartonados de lojas populares. O segmento cresceu e o foco passou a ser este, atendendo também empresas maiores.” Com mais de 30 anos, a Cartonaria atende o segmento de embalagens rígidas de luxo e grandes empresas de todos os setores. 

Luciana lembra que o setor gráfico é na maioria masculino, sendo que poucas mulheres têm coragem de investir suas carreiras neste mercado: “O papel na administração é reduzido, sendo que o feminino se resume à área de acabamentos, pois somos mais detalhistas.”

Histórias inspiradoras

Nas empresas associadas há ainda mais mulheres inspiradoras, como a Ivana Pedrotti Sanini, da Gráfica Sanini, de Carazinho. Após concluir a faculdade de Administração, ela assumiu a posição de gerente financeira e considera que evoluir é essencial: “É necessário se atualizar sempre em relação às novas tecnologias, tendências de design, técnicas de impressão e, claro, às mudanças nas leis e regulamentações.”

Ivana conta que, em 2000, começou a trabalhar como secretária na gráfica da família: “Com o tempo, fui conhecendo a empresa e, em paralelo, dediquei-me aos estudos em Administração. A partir disso, tornei-me gerente financeira na Sanini.” Para ela, atuar no setor é desafiador, já que o mercado é muito competitivo e dinâmico. “A indústria gráfica é apaixonante, sou muito feliz por fazer parte dela.“

Ela ainda completa: “É inspirador ver tantas mulheres talentosas e determinadas, trabalhando no setor gráfico, que ainda é dominado por homens. Continuem inspirando outras mulheres. Lembrem-se de que juntas somos mais fortes e podemos alcançar grandes conquistas!”

Também representando as lideranças femininas, temos Márcia Wasem, da Folha Seca Embalagem, de Campo Bom, que é gestora financeira e RH, com cinco mulheres na equipe. Atuando na indústria gráfica desde 2006, ela  vê no setor um alto potencial para o crescimento e evolução feminina. “As mulheres costumam ter esse perfil de luta. Isso auxilia na identificação de como elas podem se destacar dentro desse mercado”, analisa.

Márcia começou no ramo gráfico em 2006. Atualmente, atua na parte de RH e no financeiro da empresa. Quanto à atuação das mulheres no setor gráfico, ela considera que estão cada vez mais participativas e engajadas: “Até mesmo porque é um setor bastante promissor.” 

Desde a pandemia da Covid-19, segundo ela, o mercado viu um alto crescimento no ramo das embalagens. “Acho que as mulheres também observaram isso e têm se destacado nesta área. Acredito que elas têm todo o potencial para serem aquilo que desejarem. Nunca desistam do que vocês sonham!”

Evento Empresários em Conexão trará painel com lideranças

Nesta quinta-feira (9/03), as entidades realizam o evento Empresários em Conexão, que abre as programações presenciais de 2023, na sede do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS, em Porto Alegre (Av. Pernambuco, 2623 - 5º andar). A partir das 18h30, haverá um café especial, seguido do painel “Mulheres na Indústria Gráfica: desafios e conquistas”, que contará com três lideranças gráficas convidadas. 

Uma delas é Andrea Paradeda, que atua como diretora na River Print, de Porto Alegre. Neta e filha de gráficos, ela abriu seu negócio em 1997. Para ela, a participação das mulheres cresceu bastante nas gráficas. “Elas podem trabalhar com sucesso em qualquer lugar. Sempre com muita resiliência, paciência e principalmente fazer o melhor de si”, considera. 

Eleonora Duarte é diretora da Centhury Artes Gráfica, de Porto Alegre. Ela conta que conheceu a área gráfica por acaso. “Iniciei em 1990, fazendo fotolitos para gráficas e, em 2000, comprei minhas primeiras máquinas. Para quem gosta de desafios e ama o que faz, trabalhar na indústria gráfica é incrível”, revela. 

A terceira convidada é Maria Fernanda Saenger, diretora da Caeté Embalagens, de Campo Bom. Empresária é pós-graduada em Economia e Gestão Empresarial, atua na área há 35 anos. “Ingressei na Caeté em 1988, atuando em diversos departamentos até assumir a direção em 1996.”

O evento é gratuito e ocorre na sede das entidades, em Porto Alegre (Av. Pernambuco, 2623 - 5º andar, bairro São Geraldo), voltado a empresários e gestores gráficos associados adimplentes. Ainda dá tempo de se inscrever, clicando aqui. Participe conosco!

Galeria de fotos

  • Luciana Rosa de Souza
  • Ivana Pedrotti Sanini
  • Márcia Wasem (à direta) com sua equipe de mulheres

Abigraf - RS
Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Rio Grande do Sul

Sede
Av. Pernambuco, 2623 - 5º andar - CEP 90240-005
Porto Alegre - RS

Atendimento na Fiergs
Av. Assis Brasil 8787 - bloco 3 - CEP 91140-001
Porto Alegre - RS

Fone (51) 3323.0303
Fax (51) 3346.1920
abigraf-rs@abigraf-rs.com.br

Facebook Instagram LinkedIn

Desenvolvido por TUA Web Tecnologia