2020 em reta final

Notícias: Geral

01/12/2020 23:31

2020 está chegando ao fim, deixando grandes aprendizados. De agosto a outubro, vimos a indústria começar a se reerguer da crise. Mas novembro trouxe dados que devem nos manter alertas com relação à pandemia e com planos A, B e C para evitar surpresas.

Na esfera do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS, seguimos divulgando oportunidades para os gráficos, iniciando o mês com a 2ª edição do Programa Enfrentar, promovido pela Abigraf Nacional e o Sebrae. Uma programação voltada à comunicação visual com encontros online, conteúdos e ferramentas práticas para auxiliar as gráficas a enfrentarem desafios do mercado atual.

Pela primeira vez, reunidos em um único fórum online empresários gráficos e a cadeia produtiva do Brasil, Portugal e Espanha, em uma parceria da Abigraf Nacional, Apigraf - Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel, e a Neobis - Associação da Comunicação Gráfica.

Aprendemos um pouco com especialistas Brasileiros, Portugueses e Espanhóis sobre as mudanças no mercado gráfico interno, e as possibilidades de negócios externos. Também nos foi oportunizado saber sobre as inovações tecnológicas que estão surgindo na Europa, as possibilidades e novos produtos que surgiram no decorrer da crise.

A campanha "Com você, sempre", vem repercutindo com sucesso entre as gráficas gaúchas e importantes mídias do Estado, como Jornal Zero Hora, Jornal do Povo, Coletiva Net e diversos outros (veja aqui). O feito nos enche de orgulho e satisfação, pois esse movimento é coletivo e está sendo promovido para fortalecer nosso próprio setor.

Disponibilizamos o selo personalizável para gráficas e terceirizadas, assim como os anúncios, para que a mensagem de valorização da indústria gráfica siga repercutindo.

Novembro também trouxe a quarta edição do Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica, com o tema "Tecnologia e inovação para sustentabilidade - A comunicação gráfica rumo aos novos desafios", num formato totalmente online e agregador para todas as gráficas.

O ENAI - Encontro Nacional da Indústria - foi promovido pela CNI, também de forma online e com integração da Indústria Nacional, onde também tivemos a oportunidade de acompanhar importantes palestras nacionais e internacionais.

A Mercopar, uma das maiores feiras de inovação industrial, foi realizada, pela primeira vez, no formato misto - online e presencial, em Caxias do Sul, dias 17,18 e 19. Promovida pela Fiergs e pelo Sebrae-RS, o evento foi um sucesso, com todas as vagas esgotadas, dentro dos protocolos de segurança exigidos. O resultado de vendas durante a Mercopar foi 20% superior ao ano passado, superando os 70 milhões de reais em negócios.

Para encerrar o mês, a ABTG realizou o lançamento de 30 anos de uma das premiações mais marcantes da indústria gráfica, o Prêmio Pini.Também no formato online, apresentou o conceito da 30ª edição, que acontece em 2021, revelando as empresas que mais se destacaram durante as três décadas de premiação. Assista aqui

Tive a honra e a oportunidade de representar a Indústria Gráfica Gaúcha nesse evento diferente e totalmente digital, podendo falar um pouco sobre o nosso Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica pelas suas 15 edições realizadas. A 16ª edição, infelizmente,  tivemos que adiar para 2021, e relembrar que, durante os 30 anos do Pini, já tivemos 23 gráficas  premiadas, e trouxemos 77 troféus para o nosso Estado.

Que possamos projetar dezembro com a mesma garra que enfrentamos 2020, seguindo unidos e encerrando o ano com perspectivas mais otimistas.

Até lá!

Roque Noschang, Presidente

Abigraf - RS
Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Rio Grande do Sul

Sede
Av. Pernambuco, 2623 - 5º andar - CEP 90240-005
Porto Alegre - RS

Atendimento na Fiergs
Av. Assis Brasil 8787 - bloco 3 - CEP 91140-001
Porto Alegre - RS

Fone (51) 3323.0303
Fax (51) 3346.1920
abigraf-rs@abigraf-rs.com.br

Facebook Instagram LinkedIn

Desenvolvido por TUA Web Tecnologia