Integração e novos conhecimentos marcam 4º Seminário Sul-Brasileiro

Notícias: Geral

09/03/2018 15:40

Dudu Leal/Divulgação Abigraf-RS
Dudu Leal/Divulgação Abigraf-RS

Mais de 400 pessoas lotaram o Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) no último sábado (1º/09) para acompanhar as programações técnicas do 4º Seminário Sul-Brasileiro da Indústria Gráfica. O evento, realizado pela Abigraf-RS, em conjunto com a Abigraf-SC e a Abigraf-PR, fechou o primeiro ciclo de itinerância promovido pelas regionais da associação gráfica do Sul do país. “Esta aproximação tem sido de suma importância para que pensemos em alternativas viáveis, que fomentem o crescimento do setor em nossos estados. Juntos somos bem mais fortes”, afirmou o presidente da Abigraf-RS, Angelo Garbarski.

Realizado anualmente, o encontro possibilitou a integração de empresários, autoridades e demais lideranças do setor, além de proporcionar a troca de experiências e novos conhecimentos. Desta vez, o tema central foi Pensar no futuro e agir no presente. Obter resultados? Gestão inovadora. O primeiro palestrante a subir no palco foi o consultor e empresário Eduardo Tevah, que abordou a importância de conquistar a excelência, com criatividade e inovação. “Não basta mais ter competência técnica, mas humana. Faça as pessoas se sentirem importantes, especiais”, ensina. Em seguida, o doutor em Administração Jonas Carona Venturini falou de organizações e mercados exponenciais: “O século XXI é de serviços. Todos precisarão ser empreendedores”. Para fechar a manhã, foram apresentados ainda os cases de sucesso de Edson Benvenho, sócio na empresa Realidade Aumentada Brasil, e do CEO da Criativando, Jonathan Tebaldi, que somam experiências em realidades aumentada e virtual e e-commerce.

À tarde, foi realizado o painel Estratégias inovadoras de mercado com os empresários Anderson Nunes, sócio da Gráfica ANS, de Porto Alegre, José Luiz Lermen, da Gráfica Rex, de Nova Candelária, e Alexi Goulart, sócio-fundador da Nerd Universe, da capital gaúcha. Depois, foi a vez do web ativista Gil Giardelli mostrar algumas transformações globais na palestra Gestão do presente, gestão do fututo e gestão da Inovação. Segundo ele, na era da abundância, vivemos a quarta revolução industrial e falta tempo para entendermos o mundo. “Foi preciso de tanta inovação na nova era da inteligência artificial para voltarmos a ser humanos”, alerta. A programação do sábado foi fechada pelo doutor em Comunicação Dado Schneider que traçou um paralelo entre comportamentos de diferentes gerações em O mundo mudou...bem na minha vez. Para ele, o problema não é ser velho, mas ultrapassado. “Nós somos adultos inéditos”, frisa.

Com 65 integrantes, a comitiva do Sindicato das Indústrias Gráficas de Caxias do Sul (Singraf) foi uma das caravanas que marcou presença no evento. Entre os participantes da serra gaúcha estava Francisco Neto, consultor comercial na Editora São Miguel, de Caxias do Sul, que foi acompanhado de mais cinco colegas da gráfica. “Foi uma oportunidade única para atualização e integração com outras empresas do setor.” O sócio-proprietário da Corgraf, de Colombo (PR), também aproveitou a oportunidade com a esposa Carla Linhares e três colaboradores da empresa. “Foi muito bacana, tanto pelo grande número de pessoas como pelos temas variados e tendências de mercado.” Na oportunidade, representantes da Abigraf-SC lançaram a próxima edição do Seminário, que ocorrerá em Santa Catarina em 19 de outubro de 2019.

Abigraf - RS
Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Rio Grande do Sul

Sede
Av. Pernambuco, 2623 - 5º andar - CEP 90240-005
Porto Alegre - RS

Atendimento na Fiergs
Av. Assis Brasil 8787 - bloco 3 - CEP 91140-001
Porto Alegre - RS

Fone (51) 3323.0303
Fax (51) 3346.1920
abigraf-rs@abigraf-rs.com.br

Facebook Instagram LinkedIn

Desenvolvido por TUA Web Tecnologia