Presidente para o segmento de Impressão Digital da Kodak visita o Brasil

Notícias: Geral

04/12/2012 01:46

Na última semana o presidente mundial de impressão digital e enterprise group e sênior vice-presidente da Kodak, Douglas J. Edwards, esteve no Brasil. O executivo conheceu gráficas brasileiras e conversou com clientes e com a mídia do setor sobre os novos caminhos prospectados pela Kodak para 2013. Edwards destacou que a Kodak está em franco e rápido processo de reestruturação com o objetivo de deixar, o mais rápido possível, o Capítulo 11 (lei de falência norte-americana). "Deixaremos o Capítulo 11 em meados do ano que vem", destacou o executivo.Mais do que o processo de reestruturação interna e mercadológica pelo qual a empresa passa, Doug Edwards destacou as projeções futuras, que segundo ele, são bastante otimistas. De acordo com o executivo, a Kodak obteve excelente desempenho no setor gráfico e, já no ano que vem, deve consolidar a venda de outras divisões e direcionar um aporte maior de investimento para áreas de interesse, entre elas, a área gráfica. "Estamos deixando áreas de consumíveis e tintas, e direcionaremos os recursos para subsidiar outros setores de negócios que, para nós, são estratégicos, como impressão digital. Lideramos a transformação do CtP, e, agora, estamos passando por uma grande transformação ligada à impressão digital. Estamos conectados a um mercado de impressão sustentável e funcional", disse Edwards.O executivo também destacou que o setor de serviços é outro que deve receber uma nova injeção de investimentos por parte da Kodak. "O mercado mundial de impressão vem mudando rapidamente. Países emergentes, como o Brasil, estão liderando o aumento de volume de páginas impressas no mundo, enquanto que no mundo desenvolvido esse volume está estagnado. Nesse cenário, a impressão digital vem crescendo muito agressivamente", comentou. Na área de impressão comercial, particularmente, importantes mudanças abrangem a migração para a aplicação de cor, impressão customizada, foco no aumento da taxa de resposta, migração de offset para impressão digital e sustentabilidade. "Segmentos como impressão comercial, editorial e embalagem são áreas-chave para a Kodak dentro do ramo gráfico e dentro de nosso portifólio digital", ressaltou Edwards.Ainda que os segmentos Flexo e de Embalagem representem uma fatia pequena no que tange o uso de tecnologia digital, Edwards prevê um grande crescimento. "Isso se justifica pela necessidade de redução de desperdício e pelas novas tendências do segmento de embalagens. Trata-se de um mercado em crescimento, sobretudo em países como Brasil. O volume está crescendo, e a tecnologia digital permitirá sustentar a necessidade de se investir e crescer. A estrutura de varejo também cresceu, a oferta de produtos de marcas pequenas e regionalizadas é uma realidade, e a impressão digital permite potencializar a produção de impressos segmentados a um custo excelente. Por exemplo, com tecnologia digital flexo, pode-se fazer mais e melhor, a um custo menor, do que se faz atualmente com a tecnologia de rotogravura", disse Doug, citando, por exemplo, a tecnologia Kodak FlexCel. Segundo ele, a Kodak praticamente partiu do zero no mercado de embalagem e, hoje, já conta com várias e importantes instalações pelo mundo.O executivo também falou sobre sustentabilidade. Desperdício e consumíveis geram problemas ambientais. Tanto para o segmento de embalagens, como para impressão digital e convencional, e segundo ele, a Kodak vem investindo fortemente em tecnologias sustentáveis. "O mercado mundial está mudando, e mais mudanças virão. Para 2013, vocês podem esperar várias novidades da Kodak no sentido de oferta de tecnologias sustentáveis", disse.No processo chamado de Impressão Funcional, segundo Edwards, a Kodak está tecendo parcerias com grandes empresas para viabilizar a produção e uso de sensores sensíveis ao toque que podem ser integrados a impressos. "O mercado de impressão oferece vastas possibilidades e estamos nos posicionando de forma a poder atender às novas demandas. A impressão funcional exige a integração de diversas tecnologias com a impressão e trata-se de um grande negócio para a Kodak", disse.Por fim, Edwards destacou o sucesso da Kodak na Drupa. Ao todo, a empresa anunciou dez lançamentos na feira alemã, sendo que oito já se encontram disponíveis comercialmente. Aplicações como impressão inkjet para malas-diretas e livros através da solução Prosper, soluções eletrofográficas com a família NexPress e Digimaster, segmento flexográfico com a família FlexCel Direct e sistema FlexCel NX, e outros segmentos ligados à imagem, estão entre as áreas que vêm recebendo investimentos da Kodak. "Praticamente dobramos nossa participação em alguns segmentos após a Drupa, e isso é muito significativo. Apesar do que se comentou sobre a Kodak e o Capítulo 11, nossos clientes e novos clientes prestigiaram nosso estande e investiram em nossas tecnologias. Destaque, por exemplo, para a linha Prosper. Isso mostra que estamos no caminho certo", analisou Edwards.

Fonte: Publish

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