28/06/2012 19:35
Multinacionais brasileiras devem concentrar seus esforços em países onde já atuam ao invés de entrar em novos mercados
JBS lidera o ranking da Fundação Dom Cabral em 2011 e 2012
O plano de 60,9% das 47 multinacionais brasileiras entrevistadas pela Fundação Dom Cabral é aumentar a sua participação nos países onde já atuam e não entrar em novos mercados em 2012. Essa é uma das principais conclusões do Ranking das Transnacionais Brasileiras de 2012, elaboradodesde 2006 pelo centro de pesquisas dainstituição mineira.
Liderada pela JBS, Gerdau e Stefanini IT Solutions, a lista estabelece índices de internacionalização definidos conforme a proporção entre o desempenho das multinacionais brasileiras no exterior e o tamanho da companhia. O frigorífico JBS, a maior empresa de proteína animal do mundo, dono das marcas Friboi e Swift, atingiu o percentual de 53,8%, encabeçando alistapelo segundo ano seguido. Já a Gerdau ficou com 51,6% e a Stefanini IT Solutions com 46,4%.
De acordo com o estudo, as receitas em dólar originadas pelo câmbio devem manter o crescimento da internacionalização das empresas brasileiras a uma taxa média anual da ordem de 1% também em 2013. Já o cenário de incertezas provocadas pela crise econômica na Europa, um dos locais com maior presença das empresas brasileiras, ao lado da América Latina e América do Norte, deve acelerar o avanço das operações domésticas. Ainda assim, os principais destinos de expansão apontados por 28% da amostra serão a China, Índia, Estados Unidos, América Latina e África.
Fonte: Meio e Mensagem
Patrocinadores
Abigraf - RS
Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Rio Grande do Sul
Sede
Av. Pernambuco, 2623 - 5º andar - CEP 90240-005
Porto Alegre - RS
Atendimento na Fiergs
Av. Assis Brasil 8787 - bloco 3 - CEP 91140-001
Porto Alegre - RS
Fone (51) 3323.0303
Fax (51) 3346.1920
abigraf-rs@abigraf-rs.com.br
Desenvolvido por TUA Web Tecnologia