Papel Ecoquality® é vencedor do Prêmio GreenBest 2012

Notícias: Geral

21/05/2012 02:37

O papel é a primeira marca brasileira de papel produzido com bagaço de cana, resíduo da indústria sucroalcooleira

O júri popular do prêmio Greenbest elegeu o papel sulfite produzido com celulose extraída a partir do bagaço de cana-de-açúcar, Ecoquality®, como vencedor, na categoria materiais inovadores. .O produto, que é produzido pela GCE Papéis, foi eleito por milhares de participantes.

O papel Ecoquality® é a primeira marca brasileira de papel produzido com bagaço de cana, resíduo da indústria sucroalcooleira. A inovação chegou ao mercado brasileiro em 2005, após projeto idealizado por executivos do segmento papeleiro com mais de 20 anos de experiência em papel. "A GCE aprimorou a produção em escala industrial de um papel sustentável, de alta qualidade, economicamente viável e que gerasse condições para a evolução socioeconômica", explica nota da empresa. O caráter ecológico do produto se consolida pelo uso da celulose oriunda do bagaço de cana de açúcar em substituição à celulose convencional.

Para a companhia, o resíduo descartado por indústrias sucroalcooleiras e outras que têm como matéria-prima a cana-de-açúcar, passa a ter uma finalidade nobre contribuindo com a preservação do ecossistema ao ser reaproveitado para a produção de papel. "Este resíduo, quando não utilizado para esta finalidade, é aterrado ou incinerado para a obtenção de energia termoelétrica".

Outro aspecto do Ecoquality® que chamou a atenção dos eleitores do concurso é que trata-se de um produto sustentável, com um ciclo de vida, ou seja, depois de utilizado é reintroduzido no processo de produção de papéis reciclados, produzidos a partir de aparas. "Isto é, trata-se de um papel reciclado e reciclável; ao ser descartado o mesmo se transformará novamente em papel e assim sucessivamente", explica comunicado da companhia.

Para a empresa GCE Papéis, um dos pontos mais importantes do produto ecológico é que alia o comprometimento com a preservação do ecossistema ao conceito de qualidade de vida. "Esta vertente se traduz na geração de empregos, renda e riquezas para o nosso país e também em ações de responsabilidade social, visando integrar os cidadãos no compromisso com a preservação do ecossistema e proporcionando condições para uma vida melhor aos menos favorecidos", destaca nota. Um dos exemplos desta postura é o projeto sociocultural "Qual é o Seu papel", que envolve a ONG Trilhos de Jequitibá, localizada na região de Campinas (SP). Dentre outras ações, a GCE Papéis repassa à ONG um percentual do faturamento com as vendas do Ecoquality® realizadas pelos distribuidores locais. "Estamos muitos honrados em conquistar este prêmio pelo voto popular. Tal reconhecimento nos incentiva ainda mais, indicando que estamos no caminho correto. Atualmente nossos negócios ainda estão concentrados no segmento corporativo, contudo, nosso objetivo é difundir o conceito de sustentabilidade propiciando a todos os cidadãos a oportunidade de contribuírem para um futuro melhor, enfatiza o diretor executivo Luiz Machado".

O prêmio Greenvana Greenbest valoriza e incentiva as iniciativas, organizações, empresas e produtos que trilham o caminho da sustentabilidade. É realizado anualmente e está em sua segunda edição.

Fonte: Celulose Online

Abigraf - RS
Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Rio Grande do Sul

Sede
Av. Pernambuco, 2623 - 5º andar - CEP 90240-005
Porto Alegre - RS

Atendimento na Fiergs
Av. Assis Brasil 8787 - bloco 3 - CEP 91140-001
Porto Alegre - RS

Fone (51) 3323.0303
Fax (51) 3346.1920
abigraf-rs@abigraf-rs.com.br

Facebook Instagram LinkedIn

Desenvolvido por TUA Web Tecnologia