09/05/2012 07:29
Como criar, cultivar e aprimorar os resultados de uma equipe de alta performance?
Saber transformar de maneira prática um grupo de pessoas com variados perfis e preferências em um time alinhado ao mesmo propósito é um desafio diário de todos os líderes
Em 9 passos, procuro ajudá-lo a extrair o melhor da sua equipe. Antes de começar, lembre-se de que dicas são dadas para quem quer acertar ou corrigir uma coisinha aqui ou ali, enquanto passos são norteadores para você sair de onde está e chegar aonde quer chegar.
Um novo líder ou um líder novo?
Algumas pessoas assumem a liderança e não param para pensar por um instante em qual é o seu papel e o que realmente querem alcançar. Vou ser apenas mais uma pessoa na posição de liderança ou irei fazer a diferença, dando 100% de compromisso em todas minhas ações para tornar-me uma referência?
Criando confiança
De nada adianta querer apenas fazer a diferença se você não procurar ter proximidade com a sua equipe. Saiba o que cada um espera e deseja de sua liderança e o que você espera de cada um deles. Isso irá aproximar cada liderado mais e mais de você, garantindo que nenhuma falsa expectativa seja criada gerando frustrações e desmotivação.
Frontalidade
Lide de frente com a sua equipe. Experimente discutir os problemas, as soluções, as ideias, estimular a troca de feedback de forma assertiva, etc. Esse nível de comunicação permitirá um aumento na precisão da informação, baixo índice de ruídos e que a "rádio peão" não tenha mais assuntos ou a sua audiência aumentada.
Estrelas e anônimos
Algumas equipes possuem pessoas com experiências, níveis culturais e valores bem variados. Com isso, criam-se estrelas querendo brilhar mais perante os parceiros de equipe. Acabe com isso e mostre que a diversidade é uma arma poderosa! A complementaridade pode ser a chave para todos brilharem juntos. A estrela maior deve ser a equipe e não quem a compõe.
Em constante desafio
Para sua equipe crescer, desafie-a diariamente. Todos buscam ser referência e, para isso acontecer, é preciso sair da zona de conforto. Inove, arrisque e, principalmente, tire da mente que "time que ganha não se mexe". Esse time também não ganhará pela segunda vez. As equipes perdem muito tempo fazendo sempre as mesmas coisas e querendo resultados diferentes. Faça coisas diferentes e terá soluções inovadoras.
Compartilhe o destino
Certamente, todos já passaram ou viram um saguão de aeroporto. É um ambiente repleto de pessoas que carregam passagens para diversos lugares. Sua equipe não é diferente. Garanta que todos tenham suas passagens para o mesmo destino! Isso é de extrema seriedade e é preciso haver uma profunda reflexão em conjunto: "Onde queremos chegar como equipe? Qual a meta? Estágio? Maturidade? Quanto isso é importante para nós?".
Envolvimento
Um jogador teve uma grave lesão no joelho e esse momento drástico e doloroso em sua vida certamente foi ímpar, todas as incertezas e medos estavam presentes nesse difícil acontecimento. Seu técnico, nada mais, nada menos que José Mourinho (na época do Chelsea), vestiu o jaleco branco e fez questão de estar presente na cirurgia para representar força, comprometimento e envolvimento. A mensagem foi bem clara: "estamos aqui! Cura-te e volta, estaremos te esperando".
Assim como o ditado da amizade, é nas horas mais difíceis ou adversas que percebemos quem faz a diferença e está envolvido conosco ou não. Não espere o momento adverso, envolva-se já!
Treinamento
Treine todos de sua equipe como campeões. Procure treinamentos com métodos experienciais que possam refletir no treinamento a analogia perfeita com o dia a dia.
É preciso investir horas de treinamentos para ganhar anos de resultados. Um líder que usa o tempo como desculpa para não treinar sua equipe possui duas verdades: a primeira é que seu tempo como líder está se acabando e a segunda revela que realmente sua equipe precisa muito de treinamento.
Em Construção
Após escrever os 8 passos anteriores, fiquei em dúvida do que colocar como 9º passo, afinal, o desenvolvimento de uma pessoa em líder nunca acaba. Por isso, convido você a compartilhar essa reflexão de que não existe um 9º passo sem o 8º, 7º, 6º e assim por diante. Algumas pessoas não devem buscar o 9º passo, mas sim tornar o primeiro efetivo!
O primeiro passo do líder não depende de ninguém, a não ser do maior interessado no seu sucesso: você!
Caê de Nóbregaé trainer da Crescimentum, Formado em Educação Física, com especialização em Administração e Marketing. Especialista em Treinamentos comportamentais com foco em Comunicação, Relacionamento Interpessoal e Liderança. Desenvolveu práticas pedagógicas de empreendedorismo na rede particular de ensino durante quatro anos.
Patrocinadores
Abigraf - RS
Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Rio Grande do Sul
Sede
Av. Pernambuco, 2623 - 5º andar - CEP 90240-005
Porto Alegre - RS
Atendimento na Fiergs
Av. Assis Brasil 8787 - bloco 3 - CEP 91140-001
Porto Alegre - RS
Fone (51) 3323.0303
Fax (51) 3346.1920
abigraf-rs@abigraf-rs.com.br
Desenvolvido por TUA Web Tecnologia