21/02/2012 03:36
Otimismo da indústria cresce em fevereiro
Brasília- O otimismo dos empresários cresceu 0,9 ponto em fevereiro sobre janeiro, atingindo 58,2 pontos, mas está 3,4 pontos abaixo de fevereiro do ano passado e um ponto inferior à média histórica. Os dados são do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado pelaConfederação Nacional da Indústria (CNI)nesta sexta-feira, 17 de fevereiro. O ICEI varia de zero a cem. Valores acima de 50 mostram confiança e abaixo de 50, pessimismo.
O economista da CNI Marcelo Azevedo explica ser normal o maior otimismo nos primeiros meses do ano. Prevê, no entanto, que o crescimento da confiança deve se manter nos próximos meses. "O crescimento tanto em fevereiro quanto em janeiro, que havia registrado 2,3 pontos sobre dezembro, sinaliza essa tendência", justifica.
A confiança cresceu nos três segmentos analisados - indústria de transformação, extrativa e de construção civil. A indústria extrativa - que inclui produção de carvão, gás e petróleo, minerais metálicos e não-metálicos - foi a que registrou maior crescimento do otimismo, com 2,6 pontos acima de janeiro. Foi seguida pelo segmento da construção, cujo indicador teve alta de 1,7 ponto no período. A confiança dos empresários da indústria de transformação aumentou 0,8 ponto neste mês frente a janeiro.
Pelo quarto mês consecutivo, os industriais nordestinos se mantém os mais otimistas quando comparados aos empresários das regiões Norte, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Apesar da queda de 1,1 ponto no ICEI do Nordeste em relação a janeiro, a confiança dos industriais da região atingiu 61,7 pontos, um indicador elevado.
PESSIMISMO- O ICEI é formado por quatro componentes: avaliação sobre as condições atuais da economia brasileira e da empresa e expectativas sobre o cenário econômico do país e da indústria. Na avaliação das condições atuais da economia, mesmo com alta de 1,5 ponto em fevereiro ante o mês passado, os industriais continuam pessimistas. Esse indicador registrou 47,6 pontos em fevereiro e continua abaixo da linha dos 50 pontos desde março de 2011, quando assinalou 49,9 pontos.
Sobre as condições atuais da empresa, o índice passou do pessimismo em janeiro, quando marcou 49,6 pontos, para a estabilidade em fevereiro, ao registrar 50,3 pontos. Já sobre o futuro da economia e da empresa, o otimismo dos empresários está alto.
Em relação às expectativas para a economia nos próximos seis meses, o índice subiu de 57,2 pontos em janeiro para 58,8 pontos em fevereiro. O indicador de perspectivas para o futuro das empresas cresceu de 64 pontos para 64,6 pontos no período.
O ICEI de fevereiro foi calculado com base em entrevistas feitas com 2.192 empresas entre 1º e 14 de fevereiro, das quais 773 de pequeno porte, 852 médias e 567 de grande porte.
METODOLOGIA-O ICEI Industrial apresenta seis aperfeiçoamentos metodológicos: nova definição de portes de empresa; novo ano base dos ponderadores; nova classificação de atividades; expansão da amostra da indústria extrativa; expansão do escopo da população objetivo; e revisão da amostra que passa a incluir empresas com 10 ou mais empregados.
Os resultados setoriais passam a ser disponibilizados de acordo com a versão 2.0 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0). Os resultados por porte de empresa passam a ser elaborados de acordo com a definição da Eurostat (Escritório de Estatística da União Européia). Pela nova definição, são consideradas pequenas empresas aquelas com 10 a 49 empregados; médias as com 50 a 250 empregados e grandes as com 250 ou mais empregados.
A série histórica do período 2007 a 2011 foi recalculada com base na nova definição de porte de empresa e para a nova classificação de atividade (CNAE 2.0). Posteriormente serão recalculados os resultados de 1999 a 2006.
Fonte: CNI - www.cni.org.br
Patrocinadores
Abigraf - RS
Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Rio Grande do Sul
Sede
Av. Pernambuco, 2623 - 5º andar - CEP 90240-005
Porto Alegre - RS
Atendimento na Fiergs
Av. Assis Brasil 8787 - bloco 3 - CEP 91140-001
Porto Alegre - RS
Fone (51) 3323.0303
Fax (51) 3346.1920
abigraf-rs@abigraf-rs.com.br
Desenvolvido por TUA Web Tecnologia