Evento Mulheres que inspiram abre programações presenciais do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS em 2024

Notícias: Geral

13/03/2024 16:10

Foto: Dudu Leal/Divulgação Fiergs
Foto: Dudu Leal/Divulgação Fiergs

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 8/03 com um evento especial: Mulheres que inspiram – Oportunidades e desafios na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). A iniciativa, promovida pelo Conselho da Pequena e Média Indústria (Copemi), da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind) e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), abriu as programações presenciais do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS em 2024.

Mediado pela diretora do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Ciergs) e líder ESG (sigla para meio ambiente, social e governança) da General Motors América do Sul, Daniela Kraemer, o encontro reuniu representantes da indústria e de Sindicatos Industriais: “As mulheres não precisam dar conta de tudo, ninguém dá, precisamos ter essa consciência. O nosso  papel como líderes é se cercar de pessoas que entendem de diferentes assuntos e conseguir extrair o que há de melhor delas“, relata Daniela, que foi a primeira mulher líder da fábrica da GM de Gravataí, há 15 anos.

A diretora comercial da Grefortec, Andrea Gremes Pereira, contou sua história. “Meu espaço como mulher na indústria veio por meio de uma empresa familiar. Eu nasci na empresa, na garagem de casa. Comecei fazendo o cartão de Natal que enviávamos para os clientes”, relembra. Depois de toda uma vivência em diferentes áreas da empresa, hoje ela é a responsável pela diretoria comercial da empresa.

Já a história da diretora da Máquinas Moura Service, Graziela Moura, está ligada à empresa familiar de 32 anos, que se iniciou com seu pai falecido. “Meu primeiro desafio foi entrar na produção da indústria, pois fui preparada para a administração”, conta. Com o tempo, ela desenvolveu seu jeito de gerir e desenvolver a empresa. “Eu achava que tinha que ser como meu pai, mas fui me convencendo de que era preciso mudar e modificar o que precisava ser melhorado e sigo até hoje”, ressalta.

Ao longo do encontro, as participantes compartilharam suas experiências e opiniões sobre networking, rede de parceria, Síndrome da Impostora, oportunidades para as mulheres dentro das empresas, conciliação entre carreira e família, entre outros assuntos, com a participação da plateia.

Abigraf - RS
Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Rio Grande do Sul

Sede
Av. Pernambuco, 2623 - 5º andar - CEP 90240-005
Porto Alegre - RS

Atendimento na Fiergs
Av. Assis Brasil 8787 - bloco 3 - CEP 91140-001
Porto Alegre - RS

Fone (51) 3323.0303
Fax (51) 3346.1920
abigraf-rs@abigraf-rs.com.br

Facebook Instagram LinkedIn

Desenvolvido por TUA Web Tecnologia