2º Seminário Sul-Brasileiro da Indústria Gráfica é sucesso de público

Notícias: Abigraf-RS

25/10/2016 20:24

No último sábado, 22/10, ocorreu a segunda edição do Seminário Sul-Brasileiro da Indústria Gráfica. O evento foi realizado na Sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. Essa edição foi um grande sucesso entre os empresários gráficos, pois teve o dobro de participantes em relação ao ano anterior e alcançou a lotação máxima do local, que é de 400 pessoas.

No início do evento, os participantes foram recebidos com um café da manhã. A abertura contou com o discurso do presidente da Abigraf-SC, Cidnei Luiz Barozzi. Também fizeram uso da palavra o presidente da Abigraf-PR, Jair Leite; o vice-presidente da Abigraf Nacional para a Região Sul e presidente da Abigraf-RS e do Sindigraf-RS, Angelo Garbarski; o presidente da Abigraf Nacional, Levi Ceregato, e o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

Programação voltada à gestão das empresas

A parte da manhã contou com três atividades. A primeira foi ministrada pela presidente da Associação Brasileira de Embalagem (Abre), a designer Gisela Schulzinger, que falou sobre a temática Novos tempos exigem novas atitudes. Depois, o presidente do Conselho Diretivo da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), Bruno Cialone, falou sobre as Mudanças frente às novas aplicações das tecnologias. O terceiro palestrante foi o autor do livro Manual do Gestor da Indústria Gráfica, o engenheiro Flavio Botana, que explanou sobre As diferenças na avaliação de custos e formação de preços entre Offset e Impressão Digital.

A palestra Bem-vindos à impressão das coisas, do diretor de Relações Institucionais da Abigraf Nacional, Reinaldo Espinosa, foi a primeira da tarde. Em seguida, o diretor da MB Master Coach, o jornalista Marcos Biaggio, falou sobre Vendas na Indústria Gráfica em tempos de crise. A última atividade do dia ficou por conta do diretor técnico do Sebrae-SC, professor Anacleto Ortigara, que tratou sobre as Competências para o sucesso: como lidar com os desafios pessoais e profissionais.

Foram 52 empresários gráficos gaúchos presentes no evento. A caravana área organizada pelo Sindigraf-RS levou 30 deles ao local e os demais foram até Florianópolis por conta própria. Na busca por aproximar os empresários gráficos da Região Sul do país, pela primeira vez o evento foi promovido pelas Abigrafs do RS, de SC e do PR. O Paraná, inclusive, foi apresentado como o anfitrião do próximo Seminário Sul-Brasileiro, que está marcado para o dia 21 de outubro do próximo ano.

Abigraf - RS
Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Rio Grande do Sul

Sede
Av. Pernambuco, 2623 - 5º andar - CEP 90240-005
Porto Alegre - RS

Atendimento na Fiergs
Av. Assis Brasil 8787 - bloco 3 - CEP 91140-001
Porto Alegre - RS

Fone (51) 3323.0303
Fax (51) 3346.1920
abigraf-rs@abigraf-rs.com.br

Facebook Instagram LinkedIn

Desenvolvido por TUA Web Tecnologia