Julgamento de produtos gráficos apresenta opiniões diversas

Notícias: Abigraf-RS

04/07/2014 21:52

Crédito: Júlia Pulvirenti/Temática Publicações
Crédito: Júlia Pulvirenti/Temática Publicações

Os produtos concorrentes ao 10° Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, promovido pela Abigraf-RS, foram julgados nesta quinta-feira, dia 3/07, no DC Shopping em Porto Alegre. A avaliação foi feita por uma comissão julgadora formada por profissionais coordenados pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), em parceria com a Abigraf-RS. Os jurados deram uma nota de um a dez. Os requisitos de Pré-Impressão, Impressão e Acabamento tiveram peso 2. Dentro de Criação, a funcionalidade e o design gráfico foram julgados com peso 1.
De acordo com a coordenadora da ABTG, Aparecida Soares Stuchi, o número de peças diminuiu se comparado ao dos anos anteriores: “Trata-se de um reflexo do mercado”. Ela revela que os impressos estão com uma boa qualidade gráfica. Informa também que as categorias Inovação e Complexidade Técnica não tiveram número de inscritos suficientes para concorrer. O coordenador de Design e Design Gráfico da Ulbra, Cid Domingues D’ávila, participa do evento desde sua 2° edição. Segundo ele, nesta edição há um uso exagerado de tecnologia, sem muita inovação. D’ávila elogia a organização da exposição das peças e aprova o fato de ser aberta ao público.
A categoria Books Fotográficos é considerada promissora, de acordo com Anna Maria Busko, diretora da APDesign. Conforme Anna, o concurso poderia incentivar mais as gráficas a mostrarem suas capacidades. Já o representante da Epson do Rio Grande do Sul, Ricardo Morselli, considera que a categoria Catálogos está com um ótimo acabamento de imagem, e será uma disputa acirrada. Já Mauro Erlei Martin, coordenador do Centro de Design da Uniritter, que participa do evento desde a 3º edição, comenta que “a embalagem baixou a nota de algumas peças que não foram revisadas”. Ele destaca a importância de os concorrentes revisarem os produtos e qualificarem suas habilidades técnicas.

Exposição dos produtos gráficos
Entre tanta análise e opiniões, o jeito é ficar na torcida pelos seus trabalhos concorrentes. O próximo passo será a exposição dos produtos, que também acontecerá no DC Shopping, de 7 a 12/07. A mostra gratuita é aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e nos sábados, das 10h às 17h. Já a cerimônia de entrega do prêmio acontecerá em 1º/08, na Sogipa, na capital gaúcha. Garanta já a sua participação, entrando em contato com a Secretaria da Abigraf-RS.

Abigraf - RS
Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Rio Grande do Sul

Sede
Av. Pernambuco, 2623 - 5º andar - CEP 90240-005
Porto Alegre - RS

Atendimento na Fiergs
Av. Assis Brasil 8787 - bloco 3 - CEP 91140-001
Porto Alegre - RS

Fone (51) 3323.0303
Fax (51) 3346.1920
abigraf-rs@abigraf-rs.com.br

Facebook Instagram LinkedIn

Desenvolvido por TUA Web Tecnologia